PIBIC

Professores(as) da FEFD são contemplados com bolsa PIBIC

A Pró-reitoria de Pesquisa da UFG divulgou o resultado final do edital de bolsas institucionais para o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG (2020/2021). A FEFD teve 11 professores(as) contemplados(as) com bolsa, são eles(as): Aline da Silva Nicolino, Ari Lazzarotti Filho, Carlos Alexandre Vieira, Claudio Andre Barbosa de Lira, Marcus Fraga Vieira, Maria Sebastiana Silva, Mario Hebling Campos, Paulo Roberto Viana Gentil, Rafael Guarato dos Santos, Renata de Lima Silva e Tathyane Krahenbuhl.

Destacamos o excelente posicionamento obtido pelos professores Paulo Gentil e Claudio Lira na área de ciências da saúde (1º. e 3º. colocados, respectivamente), do Prof. Marcus Fraga na área das engenharias (2º. colocado) e da Profa. Renata Silva (6ª. colocada na área de linguística, letras e artes). Quando considerado o resultado global, a FEFD teve dois professores entre os dez primeiros da UFG, o Prof. Paulo Gentil (1º. colocado) e o Prof. Claudio Lira (6º. colocado). Esses resultados são exuberantes e confirmam a qualidade da pesquisa que é realizada pelos(as) professores(as) da FEFD.
A partir de agora, os(as) professores(as) têm 12 meses para orientarem estudantes de graduação na execução dos projetos de pesquisa.

Sobre o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG

O propósito do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG é proporcionar um meio para que estudantes de graduação, ensino médio e fundamental possam se iniciar nas atividades de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.

As propostas ao programa são submetidas por meio de edital anual, geralmente publicado no inicio do ano letivo, na forma de planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisa cadastrados no SIGAA. Os planos de trabalho podem ser estruturados em três modalidades:

-Iniciação Científica (IC): destinada a discentes de graduação da UFG, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa científica, em qualquer área do conhecimento;

-Iniciação Científica Júnior (ICJr): destinada a discentes do ensino fundamental e médio, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa científica, em qualquer área do conhecimento;

-Iniciação Tecnológica (IT): destinada a discentes de graduação da UFG, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa tecnológica e em inovação, em qualquer área do conhecimento.