NORMA 07/2022 – PPGEF

NORMA 07/2022 – PPGEF (arquivo PDF)

 

Estabelece norma interna para a realização do Estágio Docência (ED) no Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFG.

 

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da FEFD-UFG, considerando:

a) Resolução conjunta CONSUNI/CEPEC 01/2017 que dispõe sobre a integração entre os diferentes níveis de formação – ensino médio, graduação e Pós-Graduação – no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade Federal de Goiás.

b) A portaria no 76, de 14 de abril de 2010 que dispõe sobre o Regulamento do Programa de Demanda Social – DS da CAPES, no qual a integração entre Graduação e Pós-Graduação está especialmente disciplinada pelo estágio docência, e estabelece a qualificação do ensino de graduação como uma de suas atribuições;

c) Resolução CONSUNI no 1403/2016, que aprova o novo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Goiás;

d) Resolução CEPEC no 1619/2019 que aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Física,

RESOLVE:

Art. 1o O estágio docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) e optativo aos demais alunos.

  • 1o Para estudantes bolsistas, que comprovarem a docência no ensino superior, será dispensado o estágio docência.
  • 2o As atividades de Estágio Docência devem ser desenvolvidas com a carga horária mínima de 32 horas para os estudantes do mestrado.
  • 3o A carga horária de atividades em Estágio Docência será de, no máximo, quatro horas semanais.

Art. 2° O Estágio Docência é uma atividade acadêmica e será computado como disciplina para fins de integralização curricular, em até 2 créditos.

Art. 3° O Estágio Docência deve contribuir com a formação, possibilitando ao estudante, a participação em atividades de ensino na graduação, incluindo uma ou mais das seguintes atividades:

I - Preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas em disciplinas regulares da graduação, no âmbito da UFG, nas modalidades presencial ou a distância (EaD), em áreas do conhecimento associadas às atividades de pesquisa do estudante;

II - Participar de programas de monitoria e tutoria e de projetos de ensino para estudantes, promovidos pela UFG;

III - Desenvolver atividades de ensino e/ou orientação no âmbito da UFG, associadas a grupos de estudo, grupos de pesquisa, projetos de extensão, seminários e minicursos.

  • 1o As atividades do estágio docência serão sempre supervisionadas por um professor responsável.
  • 2o Por projeto de ensino, nos termos do inciso II, entende-se o conjunto de ações de apoio pedagógico com vistas a ampliar as chances de aprendizado acadêmico de estudantes de graduação que se enquadrem em uma ou mais das seguintes situações: dificuldade de aprendizado, vulnerabilidades emocionais e sociais, recorrentes reprovações e/ou baixo rendimento em componentes curriculares, necessidades educacionais especiais, como deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades, superdotação e transtornos funcionais específicos, interesse em desenvolver novas metodologias, tecnologias e práticas voltadas ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Art. 4° Cabe ao estudante solicitar a secretaria do PPGEF, no início de cada semestre e com a ciência do orientador, a matrícula no Estágio Docência, enviando o Plano de Trabalho (Anexo I) e, ao final do estágio, o relatório de estágio (Anexo II) ao endereço eletrônico: pos.fefd@ufg.br

  • 1o Cabe à Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente do PPG aprovar o plano de trabalho do estagiário, avaliar o trabalho desenvolvido e comunicar a finalização das atividades à secretaria do programa para fins de registro.

Art. 5º Os casos omissos serão discutidos pela Coordenadoria do PPGEF-UFG.

Art. 6º Esta Norma entra em vigor na data de sua aprovação pela Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Dança – FEFD-UFG.

 

 

 Prof. Dr. Gustavo De Conti Teixeira Costa

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFG

 

 

 

Anexo 1 – Plano de Trabalho

Plano de trabalho

Ano de entrada no curso:

Identificação do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Nome do(a) aluno(a):

E-mail:

Possui bolsa:

Se possuir bolsa, qual a modalidade (CAPES/CNPQ/UFG/FAPEG):

Título do Projeto de Pesquisa:

Linha do projeto de pesquisa:

Professor(a) Orientador(a):

Professor(a) Supervisor(a) do ED:

Número de horas semestrais:

Atividade(s) realizada no Estágio Docência (ED):

Ações desenvolvidas no ED:

Cronograma:

 

 

 

 

 

Anexo 2 – Relatório Estágio Docência

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA

Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Estudante:

Bolsista: Não (  )  Sim (  )

Bolsa:

Nível: (  ) Mestrado   

Data de início da bolsa:

Data de início no curso/programa:

Descrição e avaliação das atividades realizadas:

 

 

Data:

           

 

____________________  ______________________       ______________________  

Assinatura do Estagiário            Assinatura do Orientador           Assinatura do Supervisor

                                                                                                             (se necessário)