Ementas e bibliografia

Quadro Geral de Disciplinas - PPGEF/UFG Disciplinas Obrigatórias                                                                                           

Fundamentos Epistemológicos da Educação Física

Ementa: Estudo do pensamento científico moderno: racionalidade, conhecimento, saber e ciência. Disciplinaridade, Interdisciplinaridade e cientificidade: a ciência e suas caracterizações. Constituição e estatuto epistemológico do campo da Educação Física. 

Obrigatória: Sim

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): HUGO LEONARDO FONSECA DA SILVA

Bibliografia: ANDERY, MA. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: EDUSP, 2001. BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Org.). A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003. BRACHT, V. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999.CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. CHATELET, F. Uma história da razão. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. FERREIRA NETO, A. As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995. GONÇALVES, S. F.; MAGALHÃES, B. S. B.; BUNGENSTAB, G. C. A natureza da (pseudo)ciência e a educação científica: uma conversa necessária. Linhas Crí-ticas, [S. l.], v. 28, p. e41699, 2022. GOMES, IM.; ALMEIDA, FQ.; VELOZO, EL. Epistemologia, Ensino e Crítica: Desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2017 NÓBREGA, TP. (Org.). Epistemologia, saberes e práticas da educação física. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2013. RIGO, LC.; RIBEIRO, GM.; HALLAL, PC. Unidade na diversidade: Desafios para a Educação Física no século XXI. Rev. Bras. Ativid. Física e Saúde, v. 16, n. 4, p. 339-345. SAGAN, C. Cosmos. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. VELOZO, EL. Educação física, ciência e cultura. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 31, n. 3, p. 79-93, Mai. 2010.

Seminário de Projetos de Dissertação

Ementa: Apresentação e análise dos projetos de dissertação. Discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos de cada projeto e suas relações com a área de concentração e com as linhas de pesquisa. Adequação às diretrizes e normas para elaboração das dissertações.

Obrigatória: Sim

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): CARLOS ALEXANDRE VIEIRA, ARI LAZZAROTTI FILHO 

Bibliografia: GREENHALGH T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 5ed. Porto Alegre, Artmed, 2014. WARREN, S. et al. Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. 3ed., Porto Alegre: Artmed, 2008. MINAYO, MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ed. São Paulo: HUCITEC, 2004. MINAYO, MC.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad Saúde Públ. 1993; 9(3):239-262. MOLINA NETO, V; TRIVINOS, ANS. A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 2ed. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS,2004. ECO, U. Como se faz uma tese. 17ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. 18ed. São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix, 2012. SEVERINO, AJ. Metodologia do Trabalho Científico. 24ed. São Paulo: Cortez, 2017. TURATO, ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública 2005; 39(3):507-14. THOMAS, JR.; NELSON, JK.; SILVERMAN, SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. 6ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. TRIVIÑOS, ANS. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4ed. São Paulo. Editora Atlas S/A. 1987. VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Estágio de Docência (obrigatórias para bolsistas)

Ementa: Participação do pós-graduando em atividades de ensino da graduação (observação, acompanhamento, planejamento, preparar e ministrar aulas, corrigir relatórios, trabalhos ou provas e orientar atividades didáticas) sendo supervisionado pelo seu orientador, com vistas a complementação da sua formação didática e pedagógica. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 32

Créditos: 2

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): CARLOS ALEXANDRE VIEIRA, GUSTAVO DE CONTI TEIXEIRA COSTA, RICARDO LIRA DE REZENDE NEVES, HEITOR DE ANDRADE RODRIGUES, MARIA SEBASTIANA SILVA, PAULO ROBERTO VIANA GENTIL, MATIAS NOLL, ARI LAZZAROTTI FILHO, CLAUDIO ANDRE BARBOSA DE LIRA, ROBERTO PEREIRA FURTADO, FERNANDA GRAZIELLE DA SILVA AZEVEDO NORA, MARIO HEBLING CAMPOS, ANA CRISTINA SILVA REBELO 

Bibliografia: Diversificada em função do tema abordado

 

Linha 1 – Biodinâmica da Atividade Física Relacionada à Saúde e ao Desempenho Esportivo (BAFSD)

 

Ajustes e Adaptações do Sistema Cardiorrespiratório em Repouso e em Exercício

Ementa: Serão ministrados os conteúdos referentes aos ajustes e adaptações do sistema cardiorrespiratório e metabólico em repouso e em exercício físico. Os tópicos incluem, anatomofisiologia do sistema cardiovascular, variabilidade da frequência cardíaca, fisiologia do exercício, teste cardiopulmonar de esforço, reabilitação cardíaca e prescrição de exercício físico em idosos e em coronariopatas. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 48

Créditos: 3

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): ANA CRISTINA SILVA REBELO

Bibliografia: Aletti F, Ferrario M, Xu D, Greaves DK, Shoemaker JK, Arbeille P, Baselli G,Hughson RL, “Short-term variability of blood pressure: effects of lower-body negative pressure and longduration bed rest”, Am J Physiol Regul Integr CompPhysiol. 303(1):R77-85, 2012. American Thoracic Society / European Respiratory Society (ATS\ERS). Task Force:standardisation of lung function testing. STANDARDISATION OF SPIROMETRY. Eur Respir J, v. 26, n. 2, p. 319-338, 2005. Lawrence, V.A.; Cornell, J.E.; Smetana, G.W. Strategies to reduce postoperative pulmonary complications after noncardiothoracic surgery: systematic review for the american college of physicians. Clinical Guideline. Ann Intern Med, v. 144, n. 8, p. 596 -608, 2006. Montano N, Cogliati C, Silva VJD, Gnecchi-Ruscone T, MalliaNI A. Sympathetic rhythms and cardiovascular oscillations. Autonomic Neuroscience: Basic and Clinical 90: 29-34, 2001. 

Pereira, C.A.C.; Sato, T; Rodrigues; S.C. Novos valores de referência para espirometria forçada em brasileiros adultos de raça branca. J Pneumol, v. 33, n. 4, p. 10-19, 2007. Porta A, Guzzetti S, Montano N, e t al. Entropy, entropy rate, and pattern classifi cation as tools to typify complexity in short heart period variability series. IEEE Trans Biomed Eng 2001;48:1282 – 91. Rebelo et al. Spectral Analysis of Heart Rate Variability in Women. Fast Fourier Transform - Algorithms and Applications. Springer; 2011. Task Force of The European Society of Cardiology of The North American Society of Pacing Electrophysiology. Heart rate variability standards of measurement physiolmgical interpretation and clinical use. Circulation, v. 93, p. 1043-1065, 1996. Wasserman, K. and McIlroy, M.B. (1964) Detecting the threshold of anaerobic metabolism in cardiac patients during exercise. The American Journal of Cardiology 14, 844-852. Wasserman, K., Hansen, J.E., Sue, D., Whipp, B.J. and Casaburi, R. (1999) Principles of exercise testing and int Wenger, N.K. & Helleerstein, H.K. Rehabilitation of the Coronary Patient, 2ª ed. New York, John Wiley & Sons, 1984. Wilmore, J.H. & Costill, D.L. Physiology of sport and exercise. Champaign, IL: Human Kinetics, 1994.

 

Aspectos Epidemiológicos Relacionados à Postura e Dor na Infância e Adolescência

Ementa: Tipos de estudos; métodos de avaliação epidemiológica da postura corporal e da dor; fatores de risco; exercício físico e promoção em saúde na infância e adolescência.  Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): MATIAS NOLL 

Bibliografia: Brzek A, Plinta R. Exemplification of movement patterns and their influence on body posture in younger school-age children on the basis of an authorial program “I Take Care of My Spine”. Medicine (Baltimore). 2016;95: e2855. doi:10.1097/MD.0000000000002855 Drza-Grabiec J, Truszczyska A, Fabjaska M, Trzaskoma Z. Changes of the body posture parameters in the standing versus relaxed sitting and corrected sitting position. J Back Musculoskelet Rehabil. 2016;29: 211–217. doi:10.3233/BMR-150616 Kendall FR, McCreary EK, Provance PG, Rodgers MM, Romani W. Muscles: Testing and Function with Posture and Pain. Lippincott Williams & Wilkins. Baltimore MD; 2005 Lardon A, Leboeuf-Yde C, Le Scanff C, Wedderkopp N. Is puberty a risk factor for back pain in the young? a systematic critical literature review. Chiropr Man Therap. 2014;22: 27. doi:10.1186/s12998-014-0027-6 Lis AM, Black KM, Korn H, Nordin M. Association between sitting and occupational LBP. Eur Spine J. 2007;16: 283–298. doi:10.1007/s00586-006- 0143-7 Minghelli B, Oliveira R, Nunes C. Postural habits and weight of backpacks of Portuguese adolescents: Are they associated with scoliosis and low back pain? Work. 2016;54: 197–208. doi:10.3233/WOR-162284 Noll M, Tarragô Candotti C, Vieira A, Fagundes Loss J. Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI): Development, content validation and reproducibility. Int J Public Health. 2013;58: 565–572. doi:10.1007/s00038-012-0434-1 Poussa MS, Heliövaara MM, Seitsamo JT, Könönen MH, Hurmerinta KA, Nissinen MJ. Development of spinal posture in a cohort of children from the age of 11 to 22 years. Eur Spine J. 2005;14: 738–742. doi:10.1007/s00586-004-0701-9 Smith A, O’Sullivan P, Straker L. Classification of sagittal thoraco-lumbo-pelvic alignment of the adolescent spine in standing and its relationship to low back pain. Spine (Phila Pa 1976). 2008;33: 2101–2107. doi: 10.1097/BRS.0b013e31817ec3b0 Wilke HJ, Neef P, Caimi M, Hoogland T, Claes LE. New in vivo measurements of pressures in the intervertebral disc in daily life. Spine (Phila Pa 1976). 1999;24: 755–762. doi:10.1097/00007632- 199904150-00005 Womersley L, May S. Sitting posture of subjects with postural backache. J Manipulative Physiol Ther. 2006;29: 213–8. doi:10.1016/j.jmpt.2006.01.002 

 

Biomecânica do Desenvolvimento e Controle Motor

Ementa: Métodos de avaliação de mecânica do movimento humano e sua compreensão no desenvolvimento e controle motor humano típico e patológico. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): FERNANDA GRAZIELLE DA SILVA AZEVEDO NORA

Bibliografia:

ENOKA, RM. Neuromechanics of human movement. Champaign, IL : Human Kinetics, 2015. CLARCK, JE.; METC ALFE, JS. The Mountain of Motor Development: A Metaphor. In: CLARK,  JE. e HUMPHREY, J.(Eds) Motor Development: Research and Reviews. 2002  NORA, FGSA.; LOBO DA COSTA, PH.; VIEIRA, MF. Comportamento do centro de pressão no equilíbrio estático e dinâmico: ballet e inicialização ao passo. Saarbrücken, Alemanha : Novas Edições Acadêmicas, 2015, v.1. p.77. WINTER, DA. Biomechanics and Motor Control of Human Movement. 2º edition , John Wiley and Sons, Inc, New York, 1990 VIEIRA, MF; SACCO, ICN; NORA, FGSA; ROSENBAUM, D; LOBO DA COSTA, PH. Footwear and Foam Surface Alter Gait Initiation of Typical Subjects. Plos One. Fator de Impacto (2015 JCR): 3,0570, v.10, p.e0135821 - 20, 2015. MARK LATASH VLADIMIR ZATSIORSKY, Biomechanica and Motor Control Defining Central Concepts, 1st Edition, Elsevier, 2015 FAY BH; Postural orientation and equilibrium: what do we need to know about neural control of balance to prevent falls?, Age and Ageing, Volume 35, Issue suppl_2, 1 September 2006, Pages ii7–ii11 VAHID MOHAMMADI, AMIR LETAFATKAR, HAYDAR SADEGHI, AMIRALI JAFARNEZHADGERO, ROGER HILFIKER. The effect of motor control training on kinetics variables of patients with non-specific low back pain and movement control impairment: Prospective observational study. Journal of Bodywork and Movement Therapies, Volume 21, Issue 4, October 2017, Pages 1009-1016 ESTHER J. SMITS, ANTTI J. TOLONEN, NATASHA M. Maurits. Reproducibility of standardized fine motor control tasks and age effects in healthy adults. Measurement, Volume 114, January 2018, Pages 177-184 RUOPENG SUN, CHUYI CUI, JOHN B. SHEA. Aging effect on step adjustments and stability control in visually perturbed gait initiation. Gait & Posture, Volume 58, October 2017, Pages 268- 273

 

Métodos de Análise de Movimento em Biomecânica

Ementa: Métodos matemáticos, cinemétricos e dinamométricos para a solução de diversos problemas em biomecânica: cinemática no plano, cinemática tridimensional, parâmetros segmentares e modelos antropométricos, dinâmica inversa bidimensional, força/trabalho/energia e potência e dinâmica tridimensional. Utilização de sensores inerciais na análise de movimento. Análise forças de reação do solo e pressões plantares: plataforma de força e plataforma de baropodometria. Estabilidade estática e dinâmica: descritores estatísticos, descritores biomecânicos e descritores não lineares. Modelos matemáticos e simulações em biomecânica: modelo de pêndulo invertido e modelos multisegmentares, notação de Denavit-Hartemberg na análise multisegmentar, plataformas de simulações (Open-Sim, Anybody Technology e Simulink). Aplicações em saúde: marcha humana, postura humana, marcha de grupos especiais, estabilidade e equilíbrio na marcha e na postura estática, tarefas transitórias, risco de quedas.

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): FERNANDA GRAZIELLE DA SILVA AZEVEDO NORA

Bibliografia:

ROBERTSON, D.G.E. et al. Research Methods in Biomechanics. Human Kinetics, 2014 2. WINTER, D.A. Biomechanics and Motor Control of Human Movement. John Wiley & Sons, 2009. 3. ENOKA, R.M. Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics, 2008. 4. ZATSIORSKY, V.M. Kinematics of Human Motion. Human Kinetics, 1998. 5. ZATSIORSKY, V.M. Kinetics of Human Motion. Human Kinetics, 2002. Open Sim: https://simtk.org/home/opensim Anybody Technology: http://www.anybodytech.com/ Bibliografia Complementar 1. NIGG, B.M.; HERZOG, W. Biomechanics of the Musculo-skeletal System. John Wiley & Sons, 2007. 2. ÖZKAYA, N. Fundamentals of Biomechanics: equilibrium, motion and performance. Springer, 1999. 3. AGUIRRE, L.a. Introdução à Identificação de Sistemas: técnicas lineares e não lineares aplicadas a sistemas reais. Editora UFMG, 2007. 4. KANTZ, H.; SCHREIBER, T. Nonlinear Time Series Analysis. Cambridge University Press, 2004. 5. STROGATZ, S.H. Nonlinear Dynamics and Chaos: with applications to physics, biology, chemistry and engineering. Perseus Books, 2004. Leituras sugeridas, mas não limitadas a: AN KN; CHAO EY. Kinematic analysis of human movement. Annals of Biomedical Engineering. V. 12, p. 585-597, 1984. RAB G; PETUSKEY K; BAGLEY A_A method for determination of upper extremity kinematics. Gait & Posture, v. 15, p. 113-119, 2002. BAKER, R. ISB recommendation on definition of joint coordinate systems for the reporting of human joint motion- Part I: ankle, hip and spine. Journal of Biomechanics, v. 36, p. 300302, 2003. WU G et al. ISB recommendation on definitions of joint coordinate systems of various joints for the reporting of human joint motion- Part II: shoulder, elbow, wrist and hand. Journal of Biomechanics, v. 38, p. 981-992, 2005. LEARDINI A et al. A new anatomically based protocol for gait analysis in children. Gait & Posture, v. 26, n.4, p. 560-571, 2007. ROOSEN A et al. Limitations of functionally determined joint centers for the analysis of athletic human movement: a case study of the upper limb. Journal of Applied Biomechanics, v. 25, p. 281-292, 2009. MANAL K; COWDER JD; BUCHANAN TS. A hybrid method for computing achilles tendon moment arm using ultrasound and motion analysis. Journal of Applied Biomechanics, v. 2, p. 224-228, 2010. McCRORY JL; CHAMBERS AJ; DAFTARY A; REDFERN MS. Dynamic postural stability during advancing pregnancy. Journal of Biomechanics, v. 43, p. 2434-2439, 2010. KARNER J et al. Kinematic and kinetic analysis of human motion as design input for an upper extremity bracing system. Proceedings of the IASTED International Conference Biomedical Engineering (BioMed 2012), Innsbruck, Austria. PARK WH; KIM YH; LEE TR; SUNG PS. Factors affecting shoulder pelvic integration during axial trunk rotation in subjects with recurrent low back pain. European Spine Journal, v. 21, p. 1316-1323, 2012. LOBO da COSTA PH; NORA FGSA; VIEIRA MF; BOSCH K; ROSENBAUM D. Single leg balancing in ballet: effects of shoe conditions and poses. Gait & Posture, v. 37, p. 419-423, 2013.

 

Nutrição, Saúde e Atividade Física

Ementa: Aspectos nutricionais e funcionais dos alimentos. Determinantes do comportamento alimentar, necessidades nutricionais e distúrbios alimentares. Nutrição, atividade física, saúde e desempenho esportivo. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): MARIA SEBASTIANA SILVA 

Bibliografia: BROUNS, F. Fundamentos de nutrição para os desportos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. ISBN 8527708795. CAMPADELLO, P.; DINIZ, T. Terapia nutricional pela reeducação alimentar & atividade física. 

São Paulo: Madras, 2006. ISBN 8573744693. CAMPOS-FERRAZ, PL.; ROGERI, OS. (Coautor); COSTA, AS (Colab.) Suplementação nutricional no esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. xx, 289 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788527715461. FRANK, R. Hipertrofia: hiperplasia fisiologia, nutrição e treinamento do crescimento muscular Bacurau 2.ed. São Paulo: Phorte Editora, 2005. ISBN 8576550326. GLEESON, M.; GREENHAFF, P.; MAUGHANS, R. Bioquímica do exercício e do treinamento. São Paulo: Manole. 2002. KATCH, FI.; KATCH, VL. (Coautor) Nutrição para o esporte e o exercício 4. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 565p. ISBN 9788527729734. LANCHA JR, A. H.; PEREIRA-LANCHA, L. O. Nutrição e metabolismo: aplicados à atividade motora. 2 ed. Atheneu: São Paulo. 2012. ISBN: 978-85-388- 0216-7. MCARDLE, WD. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano 7. ed. - Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2011. LXXII, 1061p. ISBN 9788527718165. MORROW JR, JR.; JACKSON, AW.; DISCH, JG.; MOOD, DP. Medida e avaliação do desempenho humano. Porto Alegre: Artmed, 2003. NABHOLZ, TV. Nutrição esportiva aspectos relacionados à suplementação nutricional. Sao Paulo: Sarvier, 2007. ISBN 9788573781726. PEREIRA, B.; PESSOA, T. Metabolismo celular e exercício físico. São Paulo: Phorte, 2004. TIRAPEGUI, J. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física 2. ed São Paulo: Atheneu, 2012. 350 p. ISBN 9788538802402 

 

Processamento de Sinais Biológicos

Ementa

Origem, características e classificação dos sinais biológicos. Captação, pré-condicionamento e aquisição de sinais: sensores, transdutores, amostragem e quantização. Geração do sinal bioelétrico-potencial de ação neuronal e potencial de ação de unidade motora. Princípios de eletrocardiografia. Princípios de eletroencefalografia. Princípios de eletromiografia. Tópicos de processamento digital de sinais: análise no domínio do tempo, transformadas discretas, projeto de filtros digitais, sinais aleatórios e estacionaridade - autocorrelação e correlação cruzada, análise no domínio da frequência, estimação espectral paramétrica e não paramétrica, introdução a wavelets.

Obrigatória: Não

Carga horária: não informado

Créditos: não informado

Docente: Marcus Fraga

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

BIBLIOGRAFIA

DINIZ, P.S.R., da SILVA, E.A.B., NETTO, S.L. Processamento Digital de Sinais – Projeto e Análise de Sistemas. Bookman, 2014.

FUGAL, D. LEE. Conceptual Wavelets in Digital Signal Processing. Space & Signals Technologies, 2009.

GOETTE, J. Review of Various Biomedical Signals. Bern University of Applied Sciences, 2013.

ITIKI, Cinthia e NASCIMENTO, Vítor Heloiz. Apostila de Processamento de Sinais de Tempo Discreto, Escola Politécnica, USP.

PURVES, Dale et al. Neuroscience. 6th Ed. Sinauer Associates, 2018.

SCHILING, R.J. & HARRIS, S.L., Fundamentals of digital signal processing, Cengage Learning, 2012.

Complementar

AKAY, M. (ed.). Time-frequency and Wavelets in Biomedical Signal Processing. IEEE Press, 2002.

ENDERLE, JOHN D., BLANCHARD, SUSAN M., BRONZINO, JOSEPH D. Introduction to Biomedical Engineering. Elsevier, 2005.

ISEN, F.W. DSP for Matlab and Labview I, Fundamentals of Discrete Signal Processing. Morgan & Claypool, 2008.

ISEN, F.W. DSP for Matlab and Labview II, Discrete Frequency Transforms. Morgan & Claypool, 2008.

ISEN, F.W. DSP for Matlab and Labview III, Digital Filter Design. Morgan & Claypool, 2008.

ISEN, F.W. DSP for Matlab and Labview IV, LMS Adaptive Filtering. Morgan & Claypool, 2008.

OPPENHEIM, A.V. & SCHAFER, R.W. Discrete Time Signal Processing, Prentice Hall, 1989.

RANGAYYAN, R.M. Biomedical Signal Analysis, John Wiley & Sons, 2012.

LEIS, J.W., Digital Signal Processing Using Matlab for Students and Researchers, John Wiley & Sons, 2011.

Seminários Avançados em Biodinâmica da Atividade Física Relacionada à Saúde e ao Desempenho Esportivo

Ementa: Serão abordados temas avançados diversos, a partir do interesse das linhas de pesquisa do programa. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): CARLOS ALEXANDRE VIEIRA, FERNANDA GRAZIELLE DA SILVA AZEVEDO NORA, MARIO HEBLING CAMPOS 

Bibliografia: Diversificada em função do tema abordado. 

 

Revisão Sistemática e Metanálise

Ementa: Nesta disciplina serão abordados o histórico do processo de síntese na ciência; conceitos e definições relacionados ao processo de síntese; definição da pergunta de uma revisão sistemática com ou sem metanálise (PICOS ou outros); registro do protocolo da revisão; extração e síntese dos dados; risco de viés e qualidade dos estudos incluídos; análise e interpretação dos resultados e redação final do manuscrito. No final da disciplina, o aluno deverá apresentar um projeto de revisão sistemática com o tema da sua escolha e que poderá resultar em uma publicação em periódicos científicos.

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): GABRIELA SOUZA DE VASCONCELOS

Bibliografia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_elaboracao_sistematica .pdf 2. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Disponível em: http://handbook-51.cochrane.org/ 3. EGGER, E.; HIGGINS, Julian PT; SMITH, George Davey. Systematic Reviews in Health Research. Wiley, 2022. 4. PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, v. 372, 2021. doi:10.1136/bmj.n71 5. MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, v. 4, p. 1-9, 2015. doi: 10.1186/2046-4053-4-1 6. MUNN, Zachary et al. What kind of systematic review should I conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC medical research methodology, v. 18, p. 1-9, 2018. doi:10.1186/s12874-017-04684. 7. SIDDAWAY, Andy P.; WOOD, Alex M.; HEDGES, Larry V. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-analyses, and meta-syntheses. Annual review of psychology, v. 70, n. 1, p. 747-770, 2019. doi:10.1146/annurev-psych010418-102803. 8. SHEA, Beverley J. et al. AMSTAR 2: a critical appraisal tool for systematic reviews that include randomised or non-randomised studies of healthcare interventions, or both. BMJ, v. 358, 2017. doi: 10.1136/bmj.j4008 9. GUYATT, Gordon H. et al. GRADE guidelines: a new series of articles in the Journal of Clinical Epidemiology. Journal of clinical epidemiology, v. 64, n. 4, p. 380-382, 2011. doi: 10.1016/j.jclinepi.2010.09.011. 10. IOANNIDIS, John PA et al. Increasing value and reducing waste in research design, conduct, and analysis. The Lancet, v. 383, n. 9912, p. 166-175, 2014. doi: 10.1016/S01406736(13)62227-8.

 

Tópicos Avançados do Exercício Aplicado a Populações Especiais

Ementa: Estudo das alterações morfológicas e fisiológicas, agudas e crônicas, que ocorrem com o exercício aplicado a jovens, adultos e idosos, bem como em condições especiais: câncer, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas entre outras. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 32

Créditos: 2

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): CARLOS ALEXANDRE VIEIRA, PAULO ROBERTO VIANA GENTIL  Bibliografia:ASCHNER, PM.; MUÑOZ, OM., GIRÓN, D. et al. Clinical practice guideline for the prevention, early detection, diagnosis, management and follow up of type 2 diabetes mellitus in adults. Colombia Médica: CM. 2016;47(2):109-131. APOVIAN, CM.; ARONNE, LJ. The 2013 American Heart Association/American College of Cardiology/The Obesity Society Guideline for the Management of Overweight and Obesity in Adults: What Is New About Diet, Drugs, and Surgery for Obesity? Circulation.2015Oct20;132(16):1586- 1.doi:10.1161/CIRCULATIONAHA.114.010772. BATTAGLINI, CL.; MILLS, RC.; PHILLIPS, BL. et al. Twenty-five years of research on the effects of exercise training in breast cancer survivors: A systematic review of the literature. World J Clin Oncol 2014;5(2):177–90. BOOTH, FW.; ROBERTS, CK.; LAYE, MJ. Lack of exercise is a major cause of chronic diseases. Comprehensive Physiology. 2012;2(2):1143-1211. doi:10.1002/cphy.c110025  CHODZKO-ZAJKO, WJ.; PROCTOR; DN.; FIATARONE SINGH, MA. et al. Exercise and physical activity for older adults. Med Sci Sports Exerc 2009;41(7):1510–30. ELLIS, T.; BOUDREAU, JK.; DEANGELIS, TR. et al. Barriers to Exercise in People With Parkinson Disease. Physical Therapy. 2013;93(5):628-636. doi:10.2522/ptj.20120279. GOISSER, S.; KEMMLER, W.; PORZEL, S. et al. Sarcopenic obesity and complex interventions with nutrition and exercise in community-dwelling older persons – a narrative review. Clinical Interventions in Aging. 2015;10:1267-1282. doi:10.2147/CIA.S82454. PEDERSEN, BK.; SALTIN, B. Exercise as medicine – evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports 2015: (Suppl. 3) 25: 1–72. doi: 10.1111/sms.12581. MILLER, CT.; FRASER, SF.; LEVINGER, I. et al. The Effects of Exercise Training in Addition to Energy Restriction on Functional Capacities and Body Composition in Obese Adults during Weight Loss: A Systematic Review. Gonzalez GE, ed. PLoS ONE. 2013;8(11):e81692. doi:10.1371/journal.pone.0081692. RUIZ, JR.; SUI, X.; LOBELO, F. et al. Association between muscular strength and mortality in men: prospective cohort study. [Internet]. BMJ 2008; 337:a439. SANTOS, WDN.; GENTIL, P.; MORAES, RF. et al. Chronic Effects of Resistance Training in Breast Cancer Survivors [Internet]. Biomed Res Int 2017;2017:1–18. [cited 2017 Aug 2 ] VIEIRA, CA.; BATTAGLINI, CL.; FERREIRA-JUNIOR, JB. et al. Effects of rest interval on strength recovery in breast cancer survivors [Internet]. Int J Sports Med 2015;36(7):573–8. [cited 2017 Jul 27 ] Available from: http://dx.doi.org/10.1055/s-0034-1398579. 

 

Tópicos Avançados em Bioestatística

Ementa: Métodos estatísticos descritivos e inferenciais para análise de dados quantitativos e qualitativos em Educação Física e Esporte. Apresentação das ferramentas computacionais atuais. Métodos estatísticos multivariados: Análise de regressão; Análise de componentes principais; Análise fatorial; Análise de agrupamentos; Análise de variância; Análise discriminante.

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): GUSTAVO DE CONTI TEIXEIRA COSTA 

Bibliografia: CALLEGARI-JACQUES, SM. Bioestatística. Princípios e aplicações. Artmed, 2003. CRESWELL, JW. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3ª Edição. Editora penso, 2014. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. 1ª Edição. Editora Bookman, 2011. LATTIN, James; CARROLL, J. Douglas; GREEN, Paul E. Análise de dados multivariados. São Paulo: Cengage Learning, 2011. LOESCH, C. Probabilidade e estatística. 1ª Edição. Editora LTC, 2012. MAGALHÃES, MN.; LIMA, ACP. Noções de Probabilidade e Estatística. 7ª Edição. Editora EDUSP, 2013. PINHEIRO, JID. Probabilidade e estatística. Quantificando a incerteza. 1ª Edição. Editora Elsevier, 2012. SIQUEIRA, AL. Estatística na área da saúde. Editora COOPMED, 2011. VIEIRA, S. Bioestatística Tópicos Avançados. 3ª Edição. Elsevier/Medicina Nacionais, 2010. VIEIRA, S. Introdução a Bioestatística. 5ª Edição. Elsevier/Medicina Nacionais, 2015. YIN, RK. Pesquisa qualitativa do início ao fim. 1ª Edição. Editora penso, 2016. 

 

Tópicos Avançados em Emagrecimento e Atividade Física

Ementa: O problema da obesidade. Causas da obesidade. Problemas de saúde relacionados à obesidade. Estratégias nutricionais. Recursos farmacológicos. Modelos de atividade física  Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): PAULO ROBERTO VIANA GENTIL 

Bibliografia:ATALLAH, R.; FILION, KB.; WAKIL, SM.; GENEST, J.; JOSEPH, L.; POIRIER, P.; RINFRET, S.; SCHIFFRIN, EL.; EISENBERG, MJ. Long-term effects of 4 popular diets on weight loss and cardiovascular risk factors: a systematic review of randomized controlled trials. Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2014 Nov;7(6):815-27. AVENELL, A.; BROWN, TJ.; MCGEE, MA.; CAMPBELL, MK.; GRANT, AM.; BROOM, J.; JUNG, RT.; SMITH, WC. What are the long-term benefits of weight reducing diets in adults? A systematic review of randomized controlled trials. J Hum Nutr Diet. 2004 Aug;17(4):317-35. AVENELL, A.; BROWN, TJ.; MCGEE, MA.; CAMPBELL, MK.; GRANT, AM.; BROOM, J.; JUNG, RT.; SMITH, WC. What interventions should we add to weight reducing diets in adults with obesity? A systematic review of randomized controlled trials of adding drug therapy, exercise, behaviour therapy or combinations of these interventions. J Hum Nutr Diet. 2004 Aug;17(4):293- 316. BOUTCHER, SH. High-intensity intermittent exercise and fat loss J Obes. 2011;2011:868305. BRAY, GA.; FRÜHBECK, G.; RYAN, DH.; WILDING, JP. Management of obesity. Lancet. 2016 Feb 8. pii: S0140-6736(16)00271-3. CONCORS, SJ.; ECKER, BL.; MADUKA, R.; FURUKAWA, A.; RAPER, SE.; DEMPSEY, DD.; WILLIAMS, NN.; DUMON, KR. Complications and Surveillance After Bariatric Surgery. Curr Treat Options Neurol. 2016 Jan;18(1):5. CURIONI, CC.; LOURENÇO, PM. Long-term weight loss after diet and exercise: a systematic review. Int J Obes (Lond). 2005 Oct;29(10):1168-74. GENTIL, P. Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas. 3 edição. Charleston, Create Space, 2014. HASLAM, D.; Weight management in obesity - past and present. Int J Clin Pract. 2016 Jan 26. doi: 10.1111/ijcp.12771. MILLER, WC.; KOCEJA, DM.; HAMILTON, EJ. A meta-analysis of the past 25 years of weight loss research using diet, exercise or diet plus exercise intervention. Int J Obes Relat Metab Disord. 1997. 

PARRETTI, HM.; JEBB, SA.; JOHNS, DJ.; LEWIS, AL.; CHRISTIAN-BROWN, AM.; AVEYARD, P. Clinical effectiveness of very-low-energy diets in the management of weight loss: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2016 Mar;17(3):225-34. TOBIAS, DK.; CHEN, M.; MANSON, JE.; LUDWIG, DS.; WILLETT, W.; HU, FB. Effect of low-fat diet interventions versus other diet interventions on long-term weight change in adults: a systematic review and meta-analysis. Lancet Diabetes Endocrinol. 2015 Dec;3(12):968-79. 

 

Tópicos Avançados em Fisiologia do Exercício

Ementa: Fisiologia Humana, homeostasia e meio interno, mecanismos de controle do meio interno, Fisiologia do Exercício, Respostas e adaptações fisiológicas ao exercício aeróbio, Consumo máximo de oxigênio, Limiar anaeróbio, Fisiologia do Exercício Aplicada à Educação Física e Esporte. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 32

Créditos: 2

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): CLAUDIO ANDRE BARBOSA DE LIRA 

Bibliografia: ACSM. Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforços Sua Prescrição, 8ª. Ed., 2011, Ed. Guanabara-Koogan. ANDRADE, MS.; LIRA, CAB. Fisiologia do Exercício, 1a Ed., 2016, Ed. Manole. 

FOSS, ML.; KETEYIAN, SJ. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte, 6. Ed., 2000, Ed. Guanabara Koogan. GARBER, CE.; BLISSMER, B.; DESCHENES, MR.; FRANKLIN, BA.; LAMONTE, MJ; LEE, IM.; NIEMAN, DC.; SWAIN, DP. American College of Sports Medicine. American College of Sports Medicine position stand. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: guidance for prescribing exercise. Med Sci Sports Exerc. 2011 Jul;43(7):1334-59. MCARDLE, WD.; KATCH FI.; KATCH, VL. Fisiologia Do Exercício | Energia, Nutrição e Desempenho Humano, 7ª. Ed., 2011. Ed. Guanabara Koogan. MOOREN, FC.; VÖLKER, K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular, 2012, Ed. Santos. NEDER, JA.; NERY, LE. Fisiologia Clínica do Exercício: Teoria e Prática, 2003, Ed. Artes Médicas. POWERS, SK.; HOWLEY, ET. Fisiologia do exercício - Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho, 6ª Ed., 2009, Ed. Manole. SUN, XG.; WHIPP, BJ. Principles of Exercise Testing and Interpretation: Including Pathophysiology and Clinical Applications, 5a. Ed., 2011, Ed. Lippincott Williams & Wilkins. WASSERMAN, K.; HANSEN, JE.; SUE, DY.; STRINGER, WW.; SIETSEMA, K.; SUN, XG.; WHIPP, BJ. Principles of Exercise Testing and Interpretation: Including Pathophysiology and Clinical Applications, 5a. Ed., 2011, Ed. Lippincott Williams & Wilkins. WILMORE, JH.; COSTILL, DL.; KENNEDY L. W. Fisiologia do Esporte e do Exercício, 4ª Ed., 

 

Tópicos emergentes em biodinâmica da atividade física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo

Ementa: Serão abordados temas emergentes diversos, a partir do interesse das linhas de pesquisa do programa.
Obrigatória: Não

Carga Horária: 32

Créditos: 2

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): Natasha Yumi Matsunaga Spicacci; Gabriela Souza de Vasconcelos;

Bibliografia: Diversificada em função do tema abordado.

 

Videogrametria Aplicada à Avaliação do Movimento Humano

Ementa: Sistemas de análise do movimento humano. Processamento de imagem digital. Rastreamento manual e automático, com e sem marcadores. Reconstrução bidimensional e tridimensional. Modelos antropométricos para representação do corpo humano e seus segmentos. Avaliação da postura estática e dinâmica. Aplicações na saúde e no esporte. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): MARIO HEBLING CAMPOS 

Bibliografia: ALLARD, P.; STOKES, AF.; BLANCHI, JP. Three-dimensional analysis of human movement. Champaign, IL: Human Kinetics. 1995. CAMPOS, MH. 2010. Sistema de análise de movimento para avaliação da postura vertebral durante a corrida no teste de esforço máximo incremental. 2010. 178f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. CAMPOS, MH.; GIRALDI NM.; GENTIL, PRV.; LIRA, CAB.; VIEIRA, CA.; PAULA, MC. The geometric curvature of the spine during the sirshasana, the yoga’s headstand. Journal of Sports Sciences, p. 1-8, 2016. CAMPOS, MH.; PAULA, MC. ; DEPRA, PP.; BRENZIKOFER, R. The geometric curvature of the spine of runners during maximal incremental effort test. Journal of Biomechanics, v. 48, p. 969-975, 2015. CAMPOS, MH.; ALAMAN, LIF; SEFFRIN-NETO, AA. ; VIEIRA, CA. ; PAULA, MC.; LIRA, CAB. The geometric curvature of the lumbar spine during restricted and unrestricted squats. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 2016. CAPPOZZO, A.; DELLA CROCE, U.; LEARDINI, A.; CHIARI, L. 2005. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part1: theoretical

background. Gait and Posture. 21(2). p 186-96. CHIARI, L.; DELLA CROCE, U.; LEARDINI, A.; CAPPOZZO, A. 2005. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part2: instrumental errors. Gait and Posture. 21(2). p197- 211. DELLA CROCE, U.; LEARDINI, A.; CHIARI, L.; CAPPOZZO, A. 2005. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part 4: assessment of anatomical landmark misplacement and its effects on joint kinematics. Gait and Posture. 21(2). p 226-37. LEARDINI, A.; CHIARI, L.; DELLA CROCE, U.; CAPPOZZO, A. 2005. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part3: Soft tissue artifact assessment and compensation. Gait and Posture. 21(2). p 212-25. ZATSIORSKY, V. Kinematics of human motion. Champaign, IL: Human Kinetics. 1998. ______. Biomecânica no esporte: performance do desempenho e prevenção de lesão. Rio de Janeiro: Ed Guanabara Koogan SA.2000.

 

Linha 2 – Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física e Esporte (ASPEF)

 

Educação Física, Saúde Pública e Saúde Coletiva

Ementa: As políticas de saúde e suas interfaces com a educação física; políticas de formação em saúde e educação física; a produção teórica da saúde coletiva e suas inter-relações com a educação física. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): RICARDO LIRA DE REZENDE NEVES 

Bibliografia: FRAGA, Alex Branco; WACHS, Felipe. (Org) Educação Física e Saúde Coletiva – Políticas de Formação e Perspectivas de Intervenção. 2 ed. UFRGS. Porto Alegre – RS. 2007. BAGRICHEVSKI, Marcos., ESTEVÃO, Adriana,. PALMA, Alexandre., MARCOS da Ros., (orgs). BAGRICHEVSKI, Marcos; ESTEVÃO, Adriana; PALMA, Alexandre. A saúde em debate na

Educação Física. Blumenau. SC. V. 2: Nova Letra, 2006. BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana. (orgs.). A saúde em debate na educação física. Blumenau-SC: Edibes, 2003, v.1, 191 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 719, de 7 de abril de 2011. Institui o Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2011 ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. CAMPOS, G.W.S. et al. Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2007. FREITAS, Fabiana Freitas. A educação física no serviço público de saúde. Hucitec. 2007. FURTADO, Roberto Pereira. et al., (2015). O trabalho do professor de educação física no CAPS: aproximações iniciais. Revista Movimento. v. 21, n.1, jan./mar. 2015. [41-52] MARTINEZ, Jéssica Felix Nicácio. Educação Física e Saúde Pública: a inserção do profissional de Educação Física em um núcleo de apoio à saúde da família (Goiânia/GO) – 2014. 289 f. Tese (doutorado). Programa de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Goiás. 2014. NEVES, Ricardo Lira de Rezende; ANTUNES, Priscilla de Cezario; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; ASSUMPÇÃO, Luis Otávio. Teles. Educação Física na saúde pública: revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, p. 163-177, 2015. 

 

Estudo do Campo Acadêmico – Científico da Educação Física

Ementa: Aspectos históricos da constituição do campo acadêmico-científico da Educação Física. O Modus operandi contemporâneo da Educação Física brasileira com seus processos de formação profissional, seus agentes, suas instituições, sua produção e veiculação do conhecimento.  Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): ARI LAZZAROTTI FILHO 

Bibliografia: BETTI, M. Por uma teoria da prática. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.73- 127, 1996. BOURDIEU P. Homo academicus. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011. ______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. ______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. BRACHT, V. EF & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003a. FERRAZ, MVM. Inquietações acerca da cerca que cerca o conhecimento em EF ou considerações históricas sobre o campo de conhecimento da EF. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 1225-1231, set. 1999. LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, AM.; NASCIMENTO, JV; MASCARENHAS, F. Modus operandi da produção científica da Educação Física: Uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação física/UEM, v. 23, p. 20-35, 2012. ISIDORI, E. La Pedagoia Dello Sport. Roma, IT. Ed. Carocci editore, 2011. PAIVA, FSL. Notas para pensar a EF a partir do conceito de campo. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 51-82, jul./dez. 2004. SOUZA, J.; MARCHI JÚNIOR, W. Por uma sociologia da produção científica no campo acadêmico da EF no Brasil. Rio Claro - SP. Motriz, v. 17, p. 349-360, 2011. SOUZA NETO, S.; ALEGRE, AN.; HUNGER, D.; PEREIRA, JM.; (2004). A formação do profissional de Educação Física no Brasil: Uma história sob a perspectiva da Legislação Federal no Século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 25, n.2, p. 113-128, jan. 2004. 

 

Formação e Desenvolvimento Profissional do Treinador Esportivo

Ementa: Estudo da profissão de treinador esportivo. Estudo dos processos de formação e desenvolvimento profissional de treinadores esportivos. Estudo dos conhecimentos e habilidades necessários à atuação profissional de treinadores esportivos. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): HEITOR DE ANDRADE RODRIGUES 

Bibliografia: CUSHION, C.; LYLE, J. (Org.). Sports coaching: professionalization and practice. London: Elsevier, 2010.
CUSHION, C.; ARMOUR, K. M.; JONES, R. L. Coach education and continuing professional development: experience and learning to coach. Quest, London, v. 55, n. 3, p. 215-230, 2003.
GILBERT, W. D.; TRUDEL, P. Learning to coach through experience: reflection in Model Youth Sport Coaches. Journal of Teaching in Physical Education, v. 21, p. 16-34, 2001.
______. Analysis of coaching science research published from 1970-2001. Research Quarterly for Exercise and Sport, London, v. 75, n. 4, p. 388-399, 2004.
JONES, R. L. (Org.). The sports coach as educator: re-conceptualising sports coaching. London: Routlegde, 2006.
NELSON, L.; CUSHION, C.; POTRAC, P. Formal, nonformal and informal coach learning: a holistic conceptualization. International Journal of Sports Science and Coaching, Brentwood, v. 1, n. 3, p. 247-259, 2006.
RESENDE, R.; ALBUQUERQUE, A.; GOMES, A. R. (Coord.). Formação e saberes em desporto, educação física e lazer. Petrópolis: Vozes, 2016.
ROSADO, A.; MESQUITA, I. Modelos, concepções e estratégias de formação de treinadores. In: ______. (Orgs.). Pedagogia do desporto. Porto: FMH Edições, 2011. Cap. 8, p. 207-219.
RODRIGUES, H. A.; PAES, R. R.; SOUZA NETO, S. S. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 509-521, 2016.
TRUDEL, P; GILBERT, W. Coaching and coach education. In: KIRK, D.; MACDONALD, D.; O’SULLIVAN, M. Handbook of physical education. London: Sage, 2006. p. 516-539.

 

Os Saberes Docentes na Base da Formação e do Trabalho de Professores de Educação Física

Ementa: Estudo da profissão de treinador esportivo. Estudo dos processos de formação e desenvolvimento profissional de treinadores esportivos. Estudo dos conhecimentos e habilidades necessários à atuação profissional de treinadores esportivos.

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): HEITOR DE ANDRADE RODRIGUES 

Bibliografia:

CUSHION, C.; LYLE, J. (Org.).Sports coaching: professionalizationand practice. London: Elsevier, 2010. CUSHION, C.; ARMOUR, K. M.; JONES, R. L. Coach education and continuing professional development: experience and learning to coach.Quest, London, v.55, n. 3, p. 215-230, 2003. GILBERT, W. D.; TRUDEL, P. Learning to coach through experience: reflection in Model Youth Sport Coaches.Journal of Teaching in Physical Education,v. 21, p. 16-34, 2001. ______. Analysis of coaching science research published from 1970-2001.Research Quarterly for Exercise and Sport, London, v. 75, n. 4, p. 388-399,2004. JONES, R. L. (Org.).The sports coach as educator:re-conceptualising sports coaching. London: Routlegde, 2006. NELSON, L.; CUSHION, C.; POTRAC, P. Formal, nonformal and informal coach learning: a holistic conceptualization.International Journal of SportsScience and Coaching, Brentwood, v. 1, n. 3, p. 247-259, 2006. RESENDE, R.; ALBUQUERQUE, A.; GOMES, A. R. (Coord.).Formação e saberes em desporto, educação física e lazer. Petrópolis: Vozes, 2016. ROSADO, A.; MESQUITA, I. Modelos, concepções e estratégias de formação de treinadores. In: ______. (Orgs.).Pedagogia do desporto. Porto: FMH Edições,2011. Cap. 8, p. 207-219. RODRIGUES, H. A.; PAES, R. R.; SOUZA NETO, S. S. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes.Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 509-521, 2016. TRUDEL, P; GILBERT, W. Coaching and coach education.In:KIRK, D.; MACDONALD, D.; O’SULLIVAN, M.Handbook of physical education. London:Sage, 2006. p. 516-539.

Práticas Corporais de Aventura

Obrigatória: Não

Carga horária: 48h

Créditos: 3

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente: Humberto Luis de Deus Inácio

Ementa: Estudos sobre as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) em sua interlocução com as esferas do Lazer e da Educação: conceitos, valores e conteúdo. Enfoques e tendências na produção de conhecimento no campo das PCAs. A PCAs como campo de intervenção profissional e como conteúdo da Educação Física Escolar. Investigação, análise e proposição de atividades, projetos ou programas de lazer/educação identificando os aspectos teórico-metodológicos inerentes à sua implementação e desenvolvimento.

Bibliografia: INACIO, H. L. D.. Práticas Corporais de Aventura na Natureza. In: Fernando González; Paulo Fensterseifer. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ed.Ijuí: Unijuí, 2014, v. 01, p. 531-535.

Texto 01 INACIO, H. L. D.; CAUPER, D. C. ; SILVA, L. A. P. ; MORAIS, G. G. .

Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Revista Motrivivência, v. 28, p. 168-187, 2016.

FRANCO, L. C. P.; DARIDO, S. C. ; TAHARA, A. K. . Práticas corporais de aventura nas propostas curriculares estaduais de educação física: relações com a base nacional comum curricular. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO), v. 22, p. 66-76, 2018. Texto 03 BETRÁN & BETRÁN. Taxonomia de las Actividades Físicas de aventura en la naturaleza. APUNTS. INEFC-Barcelona (Espanha), n.41, 1995. Texto 04 SCOPEL, A. J. (Org.) ; FERNANDES, A. V. (Org.) ; RETAMAL, F. C. (Org.) ; PIMENTEL, G. G. A. (Org.) ; NODA, Luana Mari (Org.) ; SANTOS, S. dos (Org.) . Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. 1. ed. Curitiba-PR: Intersaberes, 2020. v. 1. 242p . Texto 05 b) Bibliografia complementar INACIO, H. L. D.; CASTRO, C. ; MACHADO, L. . Práticas corporais de aventura [na natureza] na educação física escolar: uma experiência em escolas da rede municipal de Goiânia. REVISTA GYMNASIUM, v. ESPECIAL, p. 103-104, 2015. PEREIRA, D. W.; MARTINS, C. ; FARIAS, G. A. V. K. ; ALVES, M. P. . Jogos de vertigem: possíveis intervenções pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 11, p. 1-15, 2018. PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I. . Pedagogia da Aventura. 1. ed. Jundiaí: Fontoura, 2010. v. 1. 160p .

 

Práticas Corporais e Promoção da Saúde no SUS

Ementa: Marcos históricos, conceituais e socioculturais sobre Atividade Física, Práticas Corporais e Saúde. Educação Física e Clínica Ampliada. Interprofissionalidade. Promoção de Práticas Corporais e Atividade Física no SUS. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): FERNANDA RAMOS PARREIRA

Bibliografia: AMARANTE P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2007. 120 pp. (Temas em Saúde). ANTUNES, P.C.; FRAGA, A.B. Práticas corporais integrativas: proposta conceitual para o campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Ciênc. saúde coletiva 26 (09) • Set 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.14082020  BRASIL. Lei n. 10.216, de 06 de abril de 2001. Política Nacional de Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm  ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_2ed.pdf  Ministério ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF. Brasília: da Saúde, https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf  2009. Disponível em: ______. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Decreto n. 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE.  Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dec_6286_05122007.pdf  ______. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.681, de 7 de novembro de 2013. Redefine o Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2681_07_11_2013.html  Saúde.  ______. Ministério da Saúde. Portaria n. 2.446, de 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Brasília: Ministério da Saúde, https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html  2014. Disponível em: ______. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação n. 2, de 03 de outubro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde.  Brasília: Ministério da Saúde, 2017. [Capítulo 1 – Das Políticas de Saúde]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html ______. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação n. 3, de 03 de outubro de 2017. Consolidação das normas sobre as redes de saúde do Sistema Único de Saúde.  Brasília: Ministério da Saúde, 2017. [Anexo V – Rede de Atenção Psicossocial]. Disponível https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html#ANEXOV  em: ______. Ministério da Saúde. Portaria n. 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).  Brasília: Ministério da Saúde, 2017. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html  Disponível ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2022-2030. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/doencas-cronicas-nao-transmissiveis-dcnt/09-pla no-de-dant-2022_2030.pdf  ______. Ministério da Saúde. Portaria n. 1.105, de 15 de maio de 2022. Altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, para instituir o incentivo financeiro federal de custeio, destinado à implementação de ações de atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS).  Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://brasilsus.com.br/wp-content/uploads/2022/05/portaria1105.pdf  CRUZ, D. K.A. (et.al.). Iniquidades socioeconômicas associadas aos diferentes domínios da atividade física: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Epidemiol. Serv. Saúde 31 (spe1), 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SS2237-9622202200015.especial

DE FREITAS, F.F; de CARVALHO, Y. M.; MENDES, V.M. Educação Física e Saúde: Aproximações Com A “Clínica Ampliada”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 35, núm. 3, julio-septiembre, 2013, pp. 639 -656. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4013/401338594009.pdf  HORMIGA-SÁNCHEZ CM, ALZATE POSADA ML, CORTÉS-GARCÍA CM. Significados de la actividad física en la cotidianidad. Los lugares de la belleza y el placer en una práctica de salud. Rev Cienc Salud. 2019;17(especial):12-31. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/revsalud/article/view/8110/7311  ed. - Ciudad MALAVER, AM (org.). Salud, desigualdad y pobreza en América Latina / Angela MaríaCarreño Malaver ... [et.al.]. - 1a Autónoma https://www.crop.org/viewfile.aspx?id=500  de BuenosAires : CLACSO, 2013. Disponível em: MENDES, VM; CARVALHO, YM. Práticas Corporais e Clínica Ampliada. São Paulo: Hucitec Editora, CAPES, 2015. PARREIRA, F. R. .; SOUZA, M. R. de . Beyond coping with chronic NCDs: reflections on paradigms in one Brazilian Health Promotion Programme. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22910111642, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11642. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11642  De Pós-graduação PASQUIM, H. M., & SOARES, C. B. (2015). Lazer, Saúde Coletiva e Consumo de Drogas. LICERE - Revista Do Programa Interdisciplinar https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1111  Em Estudos Do Lazer, 18(2), 305–328. WHO. Plano De Ação Global Para A Atividade Física 2018-2030. Organização Mundial da Saúde 2018. Disponível em: https://cnapef.files.wordpress.com/2020/04/who-nmh-pnd-18.5-por.pdf

 

Seminários Avançados em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física e Esporte

Ementa: Serão abordados temas avançados diversos, a partir do interesse das linhas de pesquisa do programa. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): RICARDO LIRA DE REZENDE NEVES, ROBERTO PEREIRA FURTADO

Bibliografia: Diversificada em função do tema abordado. 

 

Tomada de Decisão nos Esportes Coletivos

Ementa: Conhecimentos teórico-práticos sobre os processos de tomada de decisão no esporte. Compreensão da importância dos processos atencionais, seleção da resposta e execução da resposta frente às demandas situacionais. Analisar as variações no comportamento visual e na ativação cerebral, nos esportes coletivos, segundo o nível de experiência do esportista. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): GUSTAVO DE CONTI TEIXEIRA COSTA 

Bibliografia: Balser, N.; Lorey, B.; Pilgramm, S.; Naumann, T.; Kindermann, S.; Stark, R.; Zentgraf, K.; Williams, AM.; Munzert, J. The influence of expertise on brain activation of the action observation network during anticipation of tennis and volleyball serves. Frontiers in Human Neuroscience, v.8, n.568, p.1-13, 2014. Bar-Eli, M.; RAAB, M. Judgment and decision making in sport and exercise: Rediscovery and new visions. Psychology of Sport and Exercise, v.7, p. 519– 524, 2006. Bishop, DT.; Wright, MJ.; Jackson, RC.; Abernethy, B. Neural Bases for Anticipation Skill in Soccer: An fMRI Study. Journal of Sport & Exercise Psychology, v.35, p.98-109, 2013. COSTA, G.; CASTRO, H.; GRECO, P. Tomada de decisão no esporte: estudo comparativo no voleibol. Novas Edições Acadêmicas, 2017. CÔTÉ, J.; ERICKSON, K.; DUFFY, P. Developing the expert performance coach. In: D. FARROW, J.; BAKER, C.; MACMAHON (Eds.). Developing elite sport performance: lesson from theory and practice. New York: Routledge, 2013. p.17-28. ERICKSON, K.; CÔTÉ, J.; FRASER-THOMAS, J. Sport Experiences, Milestones, and Educational Activities Associated With High-Performance Coaches’ Development. The Sport Psycologist, v.21, p.302-316, 2007. GIBSON, JJ. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979. 

GUIDA, A.; GOBET, F.; NICOLAS, S. Functional cerebral reorganization: a signature of expertise? Reexamining Guida, Gobet, Tardieu, and Nicolas' (2012) two-stage framework. Frontiers in Human Neuroscience, v.7, n.590, p.1-13, 2013. MEMMERT, D.; FURLEY, P. “I spy with my little eye!”: Breadth of attention, inattentional blindness, and tactical decision making in team sports. Journal of sport & exercise psychology, v.29, n.3, p.365-381, 2007. NITSCH, JR. The action-theoretical perspective. International Review for sociology of sport, p.263-281, 1985. NITSCH, JR. Ecological approaches to Sport Activity: A commentary from an action theoretical point of view. International Journal of Sport Psychology, v.40, n.1, p.152-176, 2009. Williams, AM.; Ford, PR.; Eccles, DW.; Ward, P. Perceptual-cognitive expertise in sport and its acquisition: Implications for applied cognitive psychology. Applied Cognition Psychology, v.25, p.432–442, 2011. 

 

Tópicos Avançados em Pedagogia do Esporte

Ementa: Estudo do esporte como um fenômeno sociocultural. Estudo das abordagens teórico metodológicas de ensino do esporte. Estudo dos procedimentos didático-pedagógicos nas fase de iniciação, aperfeiçoamento e especialização no esporte 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): HEITOR DE ANDRADE

Bibliografia: BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994. BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, nº 18, v. 1, 1982. FREIRE, JB. Pedagogia do futebol. 2ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. GARGANTA, JM. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 2ª Ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1995. P. 11-25. GRECO, PJ.; BENDA, RN. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento. Belo Horizonte: UFMG, 1998. KUNZ, E. Transformações didático pedagógicas do esporte. 6.ed. Ijuí: Unijuí, 2004. PAES, RR. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JUNIOR, D. (Org.) Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PAES, RR.; BALBINO, HF. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. PARLEBAS, P. Juegos, Deporte y Sociedad: léxico de praxeología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001. TANI, G.; BENTO, JO.; PETERSEN, RDS. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 

 

Tópicos emergentes aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e esporte

Ementa: Serão abordados temas emergentes diversos, a partir do interesse das linhas de pesquisa do programa.
Obrigatória: Não

Carga Horária: 32

Créditos: 2

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde

Docente(s): Ari Lazzarotti Filho; Vitor Hugo Marani; Hugo

Bibliografia: Diversificada em função do tema abordado.

 

Trabalho e Educação Física

Ementa: Estudo da concepção de trabalho em Marx. A questão social e a Educação Física. As transformações do mundo do trabalho no modo de produção capitalista e suas relações com a Educação Física nos âmbitos da educação, saúde e lazer. 

Obrigatória: Não

Carga Horária: 64

Créditos: 4

Área(s) de Concentração: Educação Física, esporte e saúde 

Docente(s): ROBERTO PEREIRA FURTADO 

Bibliografia: BACHELADENSKI, MS; MATIELLO JÚNIOR, E. Contribuições do campo crítico do lazer para a promoção da saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva. v. 15, n. 5, 2010. BAGRICHEVSKY, M; ESTEVÃO, A; PALMA, A. A saúde em debate na Educação Física. Blumenau:Edibes, v. 1, 2003. CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008a. 

FURTADO, RP. O não lugar do professor de Educação Física em academias de ginástica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. FURTADO, RP. André Gorz: trabalho, tempo livre e liberdade. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. HARVEY, D. Condição pós moderna. 8 ed. São Paulo: Loyola, 1999. LOMBARDI, JC; SAIVIANI, D; SANFELICE, JL. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3.ed. São Paulo: Autores associados, HISTEDBR, 2005. MARX, K. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004 MARX, K. O capital: crítica da economia política: livro 1 - o processo de produção do capital. 29 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011a. MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. Tese (Doutorado em Educação Física). Unicamp, Campinas, 2005. NOZAKI, HT. Trabalho e educação na atualidade: mediações com a educação física brasileira. Educação (UFSM), v. 40, n. 1, p. 183-200, 2014. SOARES, C. Educação física: raízes europeias e Brasil. Campinas, Autores Associados, 1994